Como manter a atenção dos ouvintes

oratoria-segredos-persuasaoManter a atenção do público nem sempre é uma tarefa fácil. O orador pode conhecer profundamente  o assunto, ser por vezes excessivamente técnico e desta forma excluir os ouvintes que não possuem o mesmo nível de conhecimento. Pode também o apresentador errar por abordar de forma rasa o assunto deixando uma parcela de seu publico desinteressada.

Sentir para quem esta falando é primordial.Se possível antecipe uma pesquisa para saber o nível de conhecimento do seu público, o que evitará uma fala rasa ou cheia de tecnicismo.

Sabendo para quem esta falando e qual a profundidade de conhecimento que possuem  sobre o que eta sendo abordado utilize uma declaração forte – impactante. A abertura que chama a atenção deve conter uma forte declaração, cativante, uma pergunta chamativa   e se possível uma referência  pessoal. Todos estes elementos compõem o que oporemos chamar de  “gancho atrativo” .

E depois?

Depois de conquistar a atenção de seu público na  abertura há necessidade em se trabalhar o conteúdo para que ele se mantenha atraente. Sabemos que não é possível se manter a atenção de todos todo o tempo, mas é possível manter a atenção da maioria o maior tempo possível.Como? Alimentando com pequenos ganchos atrativos, criando um grupo  de itens que servirão de apoio na apresentação e também servem como atrativo, mantendo a curiosidade do ouvinte.

Esta é uma técnica que, se utilizada de forma correta traz resultados importantes.Através de frases de impacto, perguntas pertinentes ao assunto e provocações (usar com moderação) ao público é possível  manter a maioria dos ouvintes com o máximo  de atenção em sua mensagem.

Também a linguagem figurada tem um efeito fantástico sobre a platéia. Criando figuras de linguagem carregadas de emoção e que podem levar  o ouvinte a  imaginar o que esta sendo afirmado, criando no seu imaginário uma aplicação do produto ou da ideia que esta sendo transmitida, coloca  o ouvinte dentro da sua proposta, como um co-orador.

É através da linguagem figurada que as emoções podem ser trabalhadas e atingir objetivos que, de forma direta a palavra não sozinha não atinge. Através desta técnica é possível mudar conceitos, eliminar resistências e fazer o ouvinte sonhar com você no seu projeto

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *