Dicas para estruturar sua apresentação

Planning of working day

A estrutura de uma apresentação deve ter como base três itens: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

A Introdução serve para preparar o ânimo do ouvinte. É momento de de desarmar as resistências e  conquistar o interesse e atenção do público.

Como fazer uma boa introdução: comece contando uma pequena história; faça elogios sinceros; use uma citação de apoio; conte um fato bem humorado; faça uma reflexão ou inicie fazendo uma pergunta que desperte a reflexão entre os presentes

A introdução pode ainda ser subdividida em mais um item a Preparação. Neste momento o importante é  esclarecer ao público ouvinte o que será dito. É importante que o anúncio seja feito em uma  única frase que pode ser um questionamento. ë durante a preparação que você deve anunciar as fases de exposição do assunto, como ele se desenvolverá.

A fase seguinte de sua apresentação é o desenvolvimento. Esta etapa necessita de muita atenção, pois a partir destes momento você estará colocando seu conhecimento a prova. O desenvolvimento envolve o assunto central, aquilo que todos vieram ouvir.  Para ampliar a sua eficiência considera-se interessantes  dividir o desenvolvimento em três diferentes partes : argumentação, raciocínio e conclusão. Todas estas etapas devem, obrigatoriamente, ser preparadas com antecedência.

Argumentação

O momento da argumentação (desenvolvimento do assunto central). Inicie a explanação de forma concisa e esclarecedora apresentando os argumentos que irá utilizar. É o momento de apresentar os dados. A argumentação deve ocorrer sobre estes dados e seus reflexos.

Raciocínio

Desenvolva seu raciocínio prepare uma seqüência lógica e concatenada. Quando possível utilize comparações, definições, estatísticas,estudos técnicos, pesquisas, teses e ilustrações.

Conclusão: é o momento de ouro de sua apresentação. Nesta etapa o orador deve se despedir levando a admiração dos ouvintes. Para uma conclusão eficiente e marcante, você pode usar as seguintes acodes: fechar com uma pequena história; utilizar uma frase de impacto; ser bem humorado e levantar uma reflexão que poderá acompanhar seu  ouvintes.

Sempre esteja atendo aos inconvenientes. Em todas as fases de sua apresentação há possibilidade de perguntas que pedem uma resposta objetiva e clara.

Lembre-se: ter domínio do conteúdo é primordial para  uma boa execução da sua apresentação.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *