Dicas para uma boa impressão durante uma apresentação – parte 01 

blog 4Durante o processo de comunicação, especialmente se você estiver em  posição de destaque, num palco ou palestrando por exemplo, utilize a linguagem corporal a seu favor. Através de pesquisa o psicólogo Albert Mehrabian apontou que  contexto de uma palestra as palavras tem um impacto de 7%, o tom de voz 35% e a linguagem corporal 55%. Então de fato o corpo fala.

Para melhorar o seu processo e comunicação existem dicas que, quando aplicadas com naturalidade, podem ampliar o alcance de sua mensagem.

Busque uma postura correta 

Busque manter o corpo ereto, a cabeça e os ombros erguidos e se possível não balance o corpo. O movimento deve ser executado com passos firmes, seguros e silenciosos. Cuidado com degraus e objetos, especialmente os de pequeno  porte que podem passar despercebidos. Ao sentar encoste-se levemente e tenha cuidado com a forma como cruza as pernas.

O contato visual

Olhar para  o outro é essencial no processo de comunicação . Reforça a escuta, mostra e evidencia interesse e, principalmente demonstra confiança na  mensagem que esta sendo transmitida. Evite olhar fixamente nos olhos de seu interlocutor ou mesmo “medi-lo”da cabeça aos pés pois pode intimidá-lo.

Faça gestos com significado

Para reforçar a mensagem oral é importante executar gestos pré-determinados, propositais. Use gestos abertos e evite os bruscos pois poderão ser entendidos como agressivos de motivados pela ansiedade. Não cruze de braços pois demonstra uma atitude fechada da sua parte.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *