Oito passos para preparar uma boa apresentação

A Casa Branca divulgou  fotos que mostram o presidente americano Barack Obama preparando seu discurso oficial sobre o ataque das Forças de Coalizão à Líbia

A Casa Branca divulgou fotos que mostram o presidente americano Barack Obama preparando seu discurso oficial sobre o ataque das Forças de Coalizão à Líbia

Definindo uma apresentação. Oito passos a serem observados:

1.Defina o objetivo, o propósito. Quanto mais claro e especifico o seu objetivo mais eficiente será seu discurso.

2. Conheça seu público alvo: busque informações sobre os interesses e expectativas de seu público. Se possível inclua, quando o evento for pré-agendado uma pesquisa com o público participante. De posse destes dados você poderá ajustar o seu discurso e apresentação ignorando ou apresentando de forma mais superficial trechos que são de domínio do público.

3.  Saiba o modelo a ser seguido para a apresentação: Saber o tempo disponivel, as ferramentas que poderão ser utilizadas são de extrema importância. Estes dados podem até mesmo definir como você estará  vestido para a apresentação. Também este formato definira se haverá ou não interferência do público.

4. O Conteúdo adequado a ocasião: Procure preencher as expectativas da sua audiência. Diga o que ela quer e o que precisa ouvir e não exatamente tudo que você sabe. Divida o assunto em linhas estruturantes ( ideias-chave). Molde e inclua histórias,exemplos e se possível canções para enriquecer o seu tema.

5. Organize a  apresentação: A informação deve estar disposta em seu discurso de forma lógica e simples, assim facilitará a memorização dos dados pelo publico. O mais importante é que sua apresentação deve ter começo, meio e fim. 

6. Apoios: Use imagens e gráficos e outros artifícios para dinamizar sua apresentação. Mas lembre-se: slides carregados demais sempre confundem o público. Use a medida certa sempre tendo em mente que se tratando de slides MENOS é MAIS!

7. Notas de apoio : faça uma colina sim! Use cartões com a seqüência de sua apresentação, mas não esqueça de numerá-los. Os cartões são mais práticos do que folhas pois, caso trema eles não irai denunciá-lo. Mantenha as notas de apoio em local de fácil acesso para,se necessário utilizá-las.

8. Preparação:  Divide-se em duas fases a de ensaio e a de avaliação.Para ensaiar utilize colegas, familiares, amigos como publico teste. Utilize também o espelho para montar a gesticulação da apresentação. Faça após uma avaliação ouvindo o seu público teste e adeque os pontos citados.

A preparação com ensaio e avaliação servem para despertar a adrenalina  positiva  em relação ao momento da apresentação final.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *