Por que é importante comunicar-se bem? 

emissor-receptorO ser humano, privilegiado por poder demonstrar suas emoções através da palavra, pode também através dela desenvolver-se ainda mais.

Com o domínio do poder da palavra é possível ampliar a auto-estima construindo um propósito de vida e dando rumo ao seu destino. Dono de si e de seus objetivos um bom orador consegue avistar o futuro criando uma aliança pessoal para atingir suas metas. Tão importante quanto atingir os objetivos pessoais é dispor para a comunidade seus conhecimentos  e contribuir para o desenvolvimento humano.

Desta forma é importante que o comunicador conheça os elementos base da comunicação. Deve-se ter em mente que a comunicação só é possível quando estão presentes o EMISSOR, a MENSAGEM, o MEIO e o RECEPTOR.

Vamos esclarecer quem é quem nesta relação:

O emissor é quem emite, fala envia a mensagem, dá as informações.

A mensagem é o que se transmite, a idéia que se envia.

Os meios são: a linguagem, os gestos, os sinais, os códigos, a postura e a voz.

O Receptor é quem recebe a mensagem, ouve a mensagem, lê  ou decifra um código.

Quando o receptor também assume a posição de emissor ele proporciona ao primeiro um feedback que, pelos sinais deste poderá decifrar se está se fazendo entender ou não.

Poderíamos ainda incluir o ruído, que é a “confusão”na comunicação. Exemplo e ruído ocorre quando duas pessoas de diferentes idiomas tentar manter um processo de comunicação.

Portanto conhecendo os elementos da comunicação é possível comunicar-se com eficiência.

Em breve vamos abordar como o seu repertório influência no processo de comunicação.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *